Os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 podem consultar o resultado da avaliação. O Ministério da Educação antecipou a divulgação, que antes estava prevista para o dia 4 de janeiro. Os participantes podem verificar o resultado por meio do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (www.inep.gov.br).
Cerca de 5,4 milhões de inscrições foram realizadas. Nos dias 22 e 23 de outubro ocorreram as provas e a taxa de abstenção no primeiro dia chegou a 26%, ou seja, aproximadamente 1,4 milhão de jovens de todo país deixaram de realizar as provas.
No próximo ano o Enem será realizado duas vezes, sendo que a primeira avaliação de 2012 ocorrerá nos dias 28 e 29 de abril, e a edição do segundo semestre ainda não tem data confirmada.
Desde o dia 26/12/12 os estudantes interessados em ingressar no ensino superior público em 2012 podem consultar os cursos e vagas disponíveis no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação. As inscrições para o processo de 2012 serão abertas em 7 de janeiro. O Sisu selecionará os candidatos por meio da nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011.
No primeiro semestre do próximo ano, o sistema oferecerá 108.552 vagas em 3.327 cursos. São 30% a mais em relação ao mesmo período de 2011. O número de instituições de ensino também aumentou, de 83 para 95, nos 26 Estados, sendo que não serão oferecidas vagas em instituições do Distrito Federal.
As inscrições serão abertas à zero hora de 7 de janeiro e se estenderão até meia-noite do dia 12 do mesmo mês. O estudante deve fazer duas opções de cursos. Durante o período de inscrições, ele poderá mudar estas opções, com base na nota de corte (nota mínima). Cada mudança invalidará a opção anterior.
Segundo o Inep, diferente dos anos anteriores, quando o sistema ficava fora do ar de zero hora às 6h da manhã para atualização, no próximo ano ele funcionará ininterruptamente. As notas de corte serão divulgadas de madrugada, às 3h. Caso o candidato seja aprovado na primeira opção de curso, ele será retirado do sistema automaticamente. Se por algum motivo o mesmo não realizar a matrícula na instituição para qual foi selecionado, ele perderá a vaga. O que for selecionado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima em nenhum dos dois cursos escolhidos pode permanecer no sistema e ser convocado nas chamadas seguintes.
Disponível em: http://www.jmonline.com.br/novo/?noticias,2,CIDADE,55219
Nenhum comentário:
Postar um comentário