quinta-feira, 7 de março de 2013

PARABÉNS PARA MIM!!!


Hoje é meu aniversário!! Dia muito feliz!!!

Esta imagem me foi enviada por uma amiga no meu Facebook, com uma mensagem de aniversário. Eu amei, tanto que estou compartilhando aqui. Duas coisas que eu amo, livros e margaridas!!! Muito obrigada à Natália!!!


Esta MARAVILHOSA caneca ganhei da minha filha Natali. Também sou apaixonada por canecas, e ela me traz uma de cada lugar onde vai. Amei filha!!! Muito obrigada!!!

Esta é a mensagem emocionante que ela me deixou no Facebook:

"hoje é um dia muito feliz... é aniversário da mocinha mais importante da minha vida... aquela que me ensinou todos os valores, que me encaminhou nos primeiros passos, que me consolou, me aconselhou, cuidou de mim durante todos esses anos... Continua ao meu lado pro que der e vier... minha melhor amiga, desde o dia que eu nasci.
Aquela que não cansa das minhas dúvidas... é paciente e cautelosa... e que seu que é pra toda a vida!
FELIZ ANIVERSÁRIO MÃE Rosângela Carriça
muitas felicidades... realizações... e dinheiro hahahah

beijoosss... te amo <3 e="" p="" sempre="">

OBRIGADA A DEUS POR MAIS UM ANO DE VIDA E OPORTUNIDADES DE EVOLUÇÃO!!!



quarta-feira, 6 de março de 2013

LISTA DE LIVROS PARA O VESTIBULAR UEL - 2014


1. Cidade de Deus – Paulo Lins (a partir da 2ª ed.)
2. As Melhores Crônicas de Rachel de Queiroz – Rachel de Queiroz
3. Espumas flutuantes – Castro Alves
4. São Bernardo – Graciliano Ramos
5. Papéis avulsos – Machado de Assis
6. Sagarana – Guimarães Rosa
7. O Primo Basílio – Eça de Queirós
8. O Planalto e a Estepe – Pepetela
9. Farsa de Inês Pereira – Gil Vicente
10. Bagagem – Adélia Prado
 


segunda-feira, 4 de março de 2013

LIVROS OU COMPUTADORES?


O que é mais importante para você: os livros ou os computadores?

Eu digo que os dois são importantes.

É claro que devemos acompanhar a evolução tecnológica e os computadores são muito úteis e práticos para o nosso dia a dia. Diante dos chamados "nativos digitais", nossos jovens e crianças que nasceram e evoluem com a tecnologia, devemos estar atentos aos avanços e constantemente atualizados.

E não seria a Internet uma forma de leitura? Claro que sim, você, neste exato momento está fazendo uma breve leitura neste Blog...

Já ouvi dizer que a Internet acabaria com os livros. Imagina!!! De forma alguma!!

Nada como o enorme prazer de ter um livro nas mãos!! Há espaço para todos os formatos e mídias!!

Como disse Bill Gates:

"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever inclusive a própria história."

E eu concordo plenamente com ele!!! E você???

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

27 DE FEVEREIRO - DIA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO


O Livro Didático é extremamente importante para o processo de ensino aprendizagem e desenvolvimento do cidadão. Ele fundamenta e orienta os educadores para a educação do ser humano.

O PNLD - Programa Nacional do Livro Didático foi criado em 1985, objetivando a distribuição de livros didáticos aos estudantes da rede pública de ensino do Brasil.

Devemos valorizar o Livro Didático, pois é um instrumento fundamental para que nos preparemos para a vida!!

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

MARCADOR DE PÁGINAS - TSURU


Hoje ganhei um lindo marcador de páginas da professora de Português, Rose. Ela me disse que quando a pessoa faz uma dobradura de Tsuru para a outra, está lhe desejando muitas coisas boas, entre elas: boa sorte, saúde, longevidade, paz e felicidade.

Pesquisando sobre isso, fiquei sabendo que o Tsuru é uma ave (cegonha) que simboliza saúde, fortuna, boa sorte e felicidade. É considerada a ave-símbolo do Origami. Diz a lenda que quem fizer mil dobraduras desse pássaro poderá alcançar seus desejos. A figura do Tsuru se faz presente no Japão, em festividades diversas, como casamentos, nascimentos, Ano Novo etc. Quando uma pessoa se encontra hospitalizada, oferece-se mil Tsurus para que ela se reestabeleça rapidamente. Para a confecção desses mil Tsurus, é preciso, união, esforço e fé de muitas pessoas, formando assim uma corrente de pensamento positivo.

Fiquei muito feliz em ganhar esse maravilhoso presente!!! Obrigada!!!!

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

COMO SERIA O MUNDO SEM LIVROS??


"Há aqueles que não podem imaginar o mundo sem passáros; há aqueles que não podem imaginar o mundo sem água; ao que me refere, sou incapaz de imaginar um mundo sem livros!"

(Jorge Luis Borges)


terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

UM POUCO DE POESIA PARA ALEGRAR O DIA



A flor 


Talvez marcando o poema, em livro antigo,
encontrei uma flor já ressequida.
Velha história de amor... penso comigo,
pondo-me a ler a página esquecida.

Quem à flor nesse livro deu abrigo,
quem sabe? procurou tê-la escondida - 
do amor sentindo o grande abraço amigo,
para a própria saudade comovida.

E o que ficou daquele amor profundo?
Talvez agora, já não resta nada
de tudo que era sonho e que era vida.

Sob o silêncio lúgubre do mundo,
apenas essa flor abandonada - 
marcando a velha página esquecida.

Disponível em: Sonetos. Afonso Louzada, Rio de Janeiro, 1956.


sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

CINQUENTA TONS DE CINZA


Acabei de ler a trilogia "Cinquenta tons de cinza". Gostei!!!

Vi como um lindo romance, por isso, achei que teve sexo demais (e nos mínimos detalhes), não precisava, pois desde o primeiro livro ficou bem claro a relação forte que existe entre os dois.

Na minha opinião faltaram detalhes do casamento, da reforma da casa e do nascimento do primeiro filho. 

Mas, mesmo assim, eu amei!!!

Chorei em determinado momento (que não vou dizer qual é, para não atrapalhar o suspense) e quero assistir o filme, é claro!!

Recomendo!!!



sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

MUITO PRAZER, EU SOU BIBLIOTECÁRIA!!!

Este texto reflete o enorme prazer que sinto em ser BIBLIOTECÁRIA!!!

Muito prazer, eu sou bibliotecária!


Dois jovens caminhavam pelas ruas a cidade. No caminho, encontraram uma mulher e lhe perguntaram:
__Sabe onde fica a biblioteca e o que faz a bibliotecária?
A mulher responde:
__Eu estou indo para a biblioteca; vamos juntos, que, neste curto percurso eu explico um pouco o que faz a bibliotecária.
No caminho encontraram um mendigo que pedia esmola e a mulher disse:
__Vocês estão vendo aquele mendigo? A bibliotecária é essencial na realização individual, na libertação do homem e ao desenvolvimento e inclusão social. 
Em seguida, encontraram um grupo de pessoas discutindo as questões políticas da cidade e a mulher disse:
__Vocês estão vendo aquele grupo de pessoas discutindo política? A bibliotecária é a responsável pela difusão da informação. Ela deve se posicionar diante do cenário de forma ativa, através de sua responsabilidade social e política perante a sociedade. 
Mais adiante, passaram pelos casarões e sobrados e a mulher disse:
__Vocês estão vendo os casarões e os sobrados? A bibliotecária participa do processo de construção da memória de um passado, organizando, disseminando e preservando a história.
Logo depois, encontraram várias crianças lendo livros na praça, a mulher então disse:
__Vocês estão vendo aquelas crianças lendo? A bibliotecária não ensina só a ler, ensina também a gostar de ler e a ler o mundo, desenvolvendo diversas formas de linguagem, ampliando o vocabulário, formando o caráter e a confiança na forma do bem.
Continuando o caminho, depararam-se com uma universidade e a mulher disse:
__Vocês estão vendo aquela universidade? A bibliotecária tem o papel de tornar a biblioteca universitária como mantenedora da tríade acadêmica - ensino, pesquisa e extensão. 
Passaram diante de uma escola e a mulher disse:
__Vocês estão vendo aquela escola? A bibliotecária é fundamental no planejamento do ensino e aprendizagem cidadã, como educadora e mediadora, participa de todo o processo de pesquisa e democratização da informação.
Quando já estavam chegando à biblioteca, a mulher disse:
__Vocês estão vendo aquele casal de idosos de mãos dadas? Pois o amor causa um enorme impacto na forma como as pessoas agem e se sentem. Existem muitos tipos de amor e cada um deles tem o poder de contribuir para a nossa saúde. Todos estão repletos dos melhores sentimentos; a bibliotecária trabalha com o maior deles, o amor ao próximo, onde busca satisfazer as necessidades, fortalecendo o corpo e o espírito do indivíduo, através do acesso à informação. 
Ser bibliotecária -disse a mulher- é uma lição de vida onde a pronúncia do seu nome representa o som da democracia, da liberdade social, política e cultural da sociedade. É como se a bibliotecária estivesse à beira do tempo e, atentamente observasse todos os movimentos e atitudes. Escuta, reflete e analisa as necessidades, solucionando os problemas informacionais em qualquer fonte de informação para todo tipo de usuário. 
A mulher deu uma pausa e disse:
__"Onde houver a necessidade de se gerenciar a informação é necessário a presença de uma profissional bibliotecária".
Os jovens ficaram abismados com tanta informação e comentaram entre eles:
__Que mulher era esta com tanto conhecimento, consciente do que fala, sensível, que podia ser sentida pela sua emoção demonstrada através de palavras! Por tudo que foi dito por ela, a bibliotecária pertence ao passado, presente e cada vez mais ao futuro.
E antes que a mulher desaparecesse, os jovens comentaram:
__Você nos deu uma aula sobre a bibliotecária na cidadania, democracia, cultura, leitura, pesquisa, política, inclusão social, preservação, disseminação, nos direitos e deveres, no social e no amor, mas não disse, em nenhum  momento, quem é?
A mulher respondeu com toda postura, firmeza, orgulho e com muita harmonia que podia ser vista pela energia que brotava do brilho de seus olhos:
__Muito prazer, eu sou bibliotecária!

Autor: Marcio Henrique Almeida
Professor, bibliotecário, especialista e consultor em Gestão de Arquivos.

Disponível em: http://imirante.globo.com/oestadoma/noticias/2013/01/04/pagina237050.asp

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

07 DE JANEIRO - DIA DO LEITOR


PERFEITO!!! ESTE TEXTO É MARAVILHOSO!!

LER DEVIA SER PROIBIDO

"A pensar fundo na questão, eu diria que ler devia ser proibido.

Afinal de contas, ler faz muito mal às pessoas: acorda os homens para realidades impossíveis, tornando-os incapazes de suportar o mundo insosso e ordinário em que vivem. A leitura induz à loucura, desloca o homem do humilde lugar que lhe fora destinado no corpo social. Não me deixam mentir os exemplos de Dom Quixote e Madame Bovary. 


O primeiro, coitado, de tanto ler aventuras de cavalheiros que jamais existiram meteu-se pelo mundo afora, a crer-se capaz de reformar o mundo, quilha de ossos que mal sustinha a si e ao pobre Rocinante. Quanto à pobre Emma Bovary, tomou-se esposa inútil para fofocas e bordados, perdendo-se em delírios sobre bailes e amores cortesãos.


Ler realmente não faz bem. A criança que lê pode se tornar um adulto perigoso, inconformado com os problemas do mundo, induzido a crer que tudo pode ser de outra forma. Afinal de contas, a leitura desenvolve um poder incontrolável. Liberta o homem excessivamente. Sem a leitura, ele morreria feliz, ignorante dos grilhões que o encerram. 


Sem a leitura, ainda, estaria mais afeito à realidade quotidiana, se dedicaria ao trabalho com afinco, sem procurar enriquecê-la com cabriolas da imaginação.


Sem ler, o homem jamais saberia a extensão do prazer. Não experimentaria nunca o sumo Bem de Aristóteles: o conhecer. Mas para que conhecer se, na maior parte dos casos, o que necessita é apenas executar ordens? Se o que deve, enfim, é fazer o que dele esperam e nada mais?


Ler pode provocar o inesperado. Pode fazer com que o homem crie atalhos para caminhos que devem, necessariamente, ser longos. Ler pode gerar a invenção. Pode estimular a imaginação de forma a levar o ser humano além do que lhe é devido.

Além disso, os livros estimulam o sonho, a imaginação, a fantasia. Nos transportam a paraísos misteriosos, nos fazem enxergar unicórnios azuis e palácios de cristal. Nos fazem acreditar que a vida é mais do que um punhado de pó em movimento. Que há algo a descobrir. Há horizontes para além das montanhas, há estrelas por trás das nuvens. 


Estrelas jamais percebidas. É preciso desconfiar desse pendor para o absurdo que nos impede de aceitar nossas realidades cruas.


Não, não dêem mais livros às escolas. Pais, não leiam para os seus filhos, pode levá-los a desenvolver esse gosto pela aventura e pela descoberta que fez do homem um animal diferente. Antes estivesse ainda a passear de quatro patas, sem noção de progresso e civilização, mas tampouco sem conhecer guerras, destruição, violência. Professores, não contem histórias, pode estimular uma curiosidade indesejável em seres que a vida destinou para a repetição e para o trabalho duro.


Ler pode ser um problema, pode gerar seres humanos conscientes demais dos seus direitos políticos em um mundo administrado, onde ser livre não passa de uma ficção sem nenhuma verossimilhança. Seria impossível controlar e organizar a sociedade se todos os seres humanos soubessem o que desejam. Se todos se pusessem a articular bem suas demandas, a fincar sua posição no mundo, a fazer dos discursos os instrumentos de conquista de sua liberdade.


O mundo já vai por um bom caminho. Cada vez mais as pessoas lêem por razões utilitárias: para compreender formulários, contratos, bulas de remédio, projetos, manuais etc. Observem as filas, um dos pequenos cancros da civilização contemporânea. Bastaria um livro para que todos se vissem magicamente transportados para outras dimensões, menos incômodas. E esse o tapete mágico, o pó de pirlim-pim-pim, a máquina do tempo. 


Para o homem que lê, não há fronteiras, não há cortes, prisões tampouco. O que é mais subversivo do que a leitura?


É preciso compreender que ler para se enriquecer culturalmente ou para se divertir deve ser um privilégio concedido apenas a alguns, jamais àqueles que desenvolvem trabalhos práticos ou manuais. Seja em filas, em metros, ou no silêncio da alcova. Ler deve ser coisa rara, não para qualquer um.


Afinal de contas, a leitura é um poder, e o poder é para poucos.


Para obedecer não é preciso enxergar, o silêncio é a linguagem da submissão. Para executar ordens, a palavra é inútil.


Além disso, a leitura promove a comunicação de dores e alegrias, tantos outros sentimentos. A leitura é obscena. Expõe o íntimo, torna coletivo o individual e público, o secreto, o próprio. A leitura ameaça os indivíduos, porque os faz identificar sua história a outras histórias. Torna-os capazes de compreender e aceitar o mundo do Outro. Sim, a leitura devia ser proibida.


Ler pode tornar o homem perigosamente humano."
(Guiomar de Grammont)

"Eu poderia ter o mesmo pai, a mesma mãe, ter frequentado o mesmo  colégio e tido os mesmos professores, e seria uma pessoa completamente diferente do que sou se não tivesse lido o que eu li. Foram os livros que me deram consciência da amplitude dos sentimentos. Foram os livros que me justificaram como ser humano. Foram os livros que destruíram uma a um meus preconceitos. Foram os livros que me deram vontade de viajar. Foram os livros que me tornaram mais tolerante com as diferenças."
(Martha Medeiros)

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

FELIZ 2013 A TODOS!!!!


Que em 2013 saibamos perdoar mais, falar menos, entender mais, criticar menos, fazer mais, julgar menos... e que possamos ver o melhor em tudo, como “Pollyanna” (livro) com seu “Jogo do Contente” que sempre conseguia ser feliz, seja qual fosse a situação. E é assim que desejo ser e que vocês, meus amigos, também sejam!! Não resignados, mas também não revoltados. Que saibamos nos fortalecer nos momentos ruins e transformá-los em bons momentos!! Um grande abraço com muito carinho!! Paz e Luz!!!

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

MENSAGEM DE NATAL DO POETINHA DE LONDRINA, MIGUEL RIZZO

Mais conhecido como "O poetinha", Miguel Rizzo, funcionário público estadual lotado no Colégio Estadual Pe. Wistremundo R. P. Garcia, escreve poemas, acrósticos e mensagens diversas, principalmente em ocasiões especiais como o Natal. Aqui estão dois acrósticos dele, para nossa reflexão neste Natal.


Natal em família

N atal um acontecimento especial
A contecendo em nossas vidas e em
T odos os anos, trazendo muito amor,
A legria, muita paz e saúde, felicidade,
L indos sonhos de prosperidade com

E speranças de anos que estão por vir,
M aravilhosos, ricos em Deus e em Jesus,

F azendo-nos todos irmãos de coração ou
A té de sangue, na plenitude dos tempos.
M aravilhas e graças são derramadas e 
I luminam à todos aqueles que temem a 
L uz que é Jesus, Senhor dos senhores,
I mortal, princípio, meio e fim, sempre 
A razão do viver e de sua vinda no Natal.

É Natal no Wistremundo

É o Natal novamente se aproximando e

N ovas e renovadas esperanças estarão por
A contecer, pela Graça do menino Jesus,
T razendo paz, alegria, amor, muitos presentes
A umentando a Fé e a devoção em Deus Pai
L ogo também chegando o querido Papei Noel

N osso adorado e bom velhinho trazendo
O seu trenó com as renas, os duendes no

W istremundo e comunidade para um Santo e 
I luminado Natal, repleto de Luz e Paz,
S abedoria e harmonia para a nossa direção,
T alento pros nossos professores e as 
R ealizações de sonhos aos funcionários
E amigos, alunos e pais do nosso colégio.
M omentos de desejarmos com o coração
U m Feliz e Santo Natal e que o Ano Novo
N ascendo nos traga muito amor e paz com
D esejos e sucessos infinitos, maravilhosos
O nde tudo que reluz é Jesus o Salvador

Miguel S. Rizzo
o poetinha
07.12.12


200º ANIVERSÁRIO - CONTOS DOS IRMÃOS GRIMM

Os contos dos irmãos Grimm comemoram hoje 200 anos de muita emoção e fantasia que povoaram as mentes de nossos antepassados e continuam ainda hoje a nos encantar e reencantar diariamente.
Os irmãos Grimm escreviam as histórias populares que ouviam dos camponeses e parentes.
Naquele tempo (Idade Média), as histórias eram contadas dos mais velhos para os mais novos, como uma herança familiar e  eles resolveram escrever essas histórias.
Contos de fadas, lendas... tornaram-se clássicos espalhando-se pelo mundo,
sendo traduzidos em diversas línguas, tornando-os famosos mundialmente.
Os primeiros Contos de Grimm foram publicados em 1812 com a obra intitulada
"Histórias das Crianças e do Lar", com 51 contos.
Dentre suas obras mais conhecidas se encontram: "Os sete corvos", "Chapeuzinho vermelho", "Cinderela", "Os músicos de Bremen", "O pequeno polegar", "A bela adormecida", "Branca de Neve e os sete anões", "O ganso de ouro", "Branca de Neve e Rosa Vermelha", etc.

Arquivo:. Arthur Rackham Little Red Riding Hood + jpg
Ilustração de "Chapeuzinho Vermelho" por Arthur Rackmam

sábado, 15 de dezembro de 2012

FELIZ NATAL A TODOS!!

Que  o Natal não seja somente uma data para dar lucros ao comércio, mas que todos possam sentir o amor de Jesus em seus corações e transmitam esse amor ao próximo.


Árvore de Natal da Biblioteca José Bento Faria Ferraz, no Colégio Estadual Pe. Wistremundo Roberto Perez Garcia.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

6 razões para ler com seu filho nas férias



Não é tão simples desenvolver o gosto pela leitura, mas é aos poucos - e na companhia de leitores experientes - que as crianças e adolescentes se interessam pelos livros.
Aproxima-se o final do ano e logo pensamos nas férias ou, pelo menos, nos dias de descanso por conta das festas. Nada de acordar cedo para trabalhar, enfrentar horas no trânsito e viver na loucura do dia a dia. É hora de curtir a família. No seu filho bate a mesma alegria: acabaram-se - pelo menos temporariamente - as provas e os compromissos escolares.
 Por essas e outras razões, o período das férias é muito especial. Podemos fazer coisas que não encontramos tempo na correria cotidiana. E uma delas é criar momentos de prazer com seu filho. Aqui você encontra boas razões para ler com ele nas férias:

1.      Ajuda a não perder o ritmo de aprendizagem
As férias devem ser um período de descanso para seu filho, mas fique atento para que este relaxamento não o faça perder o fio da meada. O próximo ano não está tão distante assim e há muitas formas de mantê-lo estimulado sem que isto o desgaste.
Frequentar museus, cinemas e exposições são boas alternativas. E outra, que se faz em casa mesmo, é ler para ele ou incentivá-lo a ler sozinho.
A aprendizagem não acontece de forma fragmentada, como se fossem várias gavetinhas onde se separam as meias das camisetas. O que vocês descobrem juntos a partir da leitura irá somar-se ao repertório de conhecimento de vocês. Então, passarão a conhecer novos livros, autores e ilustradores, poderão se encantar e aprender com a linguagem literária, ganharão maior fluência e fôlego na leitura de livros mais extensos.
Todas essas experiências, independentemente se acontecem na escola, em casa ou em outros momentos da vida de seu filho, contribuem para torná-lo mais interessado, envolvido e informado sobre o universo cultural e literário.

2.     Mostra que a leitura é um prazer
É esperado que a escola solicite aos alunos que leiam livros como atividades obrigatórias e periódicas, que são, na maioria das vezes, escolhidos pelos próprios
professores ou definidos pelos currículos nacionais.
No entanto, nas férias, a proposta é outra. É o momento de escolher o que queremos ler. É muito diferente quando enfrentamos a leitura de um livro porque ele atende a uma curiosidade nossa, seja porque a temática nos interessa, seja pelo autor que o escreveu 
ou seja porque foi indicado por um amigo.
A experiência de escolher o que se deseja ler também deve ser aprendida. Não é tão simples fazer uma escolha dentre tantas opções disponíveis nas estantes. Então, caso seu filho não se mostre estimulado com a ideia, ajude-o fazendo comentários sobre as obras, chamando-lhe a atenção sobre aspectos que podem lhe interessar, como: "olhe só, esse livro é sobre uma aventura na selva!", "essa história foi escrita por um autor que você conhece e gosta muito", "quando eu era pequeno, adorava essa história, acho que você também pode gostar!", "esse livro tem vários contos, podemos ler juntos".
Aos poucos, ele vai se habituar a ler, e mais: vai começar a optar pelas suas leituras, terá cada vez mais critérios para fazer suas escolhas. O importante é dar o primeiro passo!

3.     É um bom divertimento para os dias de chuva
Em nosso país, as férias mais longas acontecem no final do ano. É verão, há muito sol e calor, mas também fortes chuvas. Às vezes, são tão intensas que somos impedidos de sair de casa. Nesta hora, um livro pode ser uma ótima companhia para sentar ou deitar em um lugar confortável e esperar a chuva passar. Ana Maria Machado, consagrada autora de livros infantis, escreveu um livro que, além de divertir, pode dar ótimas ideias!
Em Dia de Chuva, as crianças não se desanimam com as gotas que não param de molhar a janela. Vivem grandes aventuras sem sair da sala de casa: as almofadas do sofá se transformam em elefantes, as cadeiras, nos troncos das árvores e o inofensivo cachorrinho da casa, em uma fera. As ilustrações têm um papel importante nesse livro, pois, enquanto a narrativa relata a fantasia criada pelas crianças, as imagens contam a  mesma história de outro ponto de vista.
Outros livros também podem ser boas opções. Consulte nossas sugestões de livros e veja que outras obras podem agradar seu filho.

4.     É uma boa inspiração de presente de Natal
Já em meados de novembro começam a aparecer os primeiros anúncios e comerciais televisivos que nos lembram que o Natal está por perto. Aí começa a corre-corre das compras: shoppings lotados e filas quilométricas. E, muitas vezes, nos esquecemos de um lugar onde podemos encontrar variados presentes: as livrarias!
Também costumam ficar tumultuadas, claro. Mas não se comparam aos centros comerciais. Oferecem muitas opções: obras literárias, biografias, guias de viagem, livros de receitas, de arte e por aí vai. Algumas livrarias também têm CDs de música e DVDs de filmes e shows. E, se você tiver sorte, há descontos especiais para essa época do ano.
A seção infanto-juvenil é a que vem ganhando maior espaço. As estantes oferecem muitas opções de livros ilustrados, com capas coloridas e vistosas. Essas obras saltam aos olhos das crianças e dos adolescentes, que podem pegá-las nas mãos e folheá-las sem compromisso. Seu filho pode se encarregar da escolha dos presentes de irmãos e primos da família, indicando livros que ele já leu e aprovou.
Sugira a ele que considere os interesses e gostos de seus familiares para fazer suas escolhas.
O título e as ilustrações presentes nas capas dos livros já trazem dicas sobre o que eles abordam. Na parte de trás do livro, muitas vezes há um breve resumo  da história ou a biografia do autor.
E você pode apoiá-lo lendo as informações e decidindo se os livros podem ou não agradar os presenteados.
Pode ser que as compras levem mais tempo, mas certamente irão render bons momentos entre vocês - e ainda deixar o seu filho com vontade de ler mais e mais.

5.     Bibliotecas são uma ótima maneira de passar o tempo livre
As férias são longas e há tempo para fazer muitas coisas!
Uma boa ideia é aproveitar os dias livres para ficarem sócios de uma biblioteca!
Você pode acompanhar seu filho e juntos fazerem um reconhecimento do espaço.
Os livros estão separados por temas? Por faixa etária?
O que compõe o acervo: apenas livros ou há revistas, gibis, filmes e outros?
Como é feita a catalogação dos materiais? Podem ser emprestados? Como funciona?
Esse primeiro reconhecimento, em sua companhia, poderá tornar este ambiente mais amigável e convidativo para visitas futuras. Chame a atenção dele para o modo como os livros estão organizados e como se faz para localizá-los nas estantes. Essa etapa é fundamental para que ele possa aprender a fazer buscas com maior autonomia.
Apresentem-se para a bibliotecária: provavelmente ela saberá informá-los sobre como devem proceder para se tornarem sócios e quais são as regras de empréstimos de materiais.
Caso você tenha perdido o hábito de frequentar bibliotecas,
aí está uma ótima oportunidade de retomá-lo.
Esses espaços vêm se modernizando e hoje abrigam
um acervo mais vasto do que foi em outros tempos.
Além disso, são uma boa alternativa para fazer empréstimos de livros no lugar de sempre
comprá-los e, também, uma forma de potencializar
os encontros com a literatura e com os espaços de leitura.

6. Pode render outras ideias
Basta fazer uma busca na internet ou conversar com um grupo de colegas para descobrir várias modalidades de amigos secretos: Amigo da Onça, Amigo Chocolate
e há quem faça Amigo 1,99.
E o Amigo Secreto Literário? Alguém já experimentou?
Compartilhar opiniões sobre os livros lidos e sugerir leituras aos colegas são práticas bem comuns entre leitores. Por que não aproveitar a ocasião para presentear o colega do trabalho, da sala ou de outros grupos com um bom livro? Se você tiver a chance, proponha a ideia.
Sorteiem os nomes entre todos que desejam participar da brincadeira.
No dia da troca de presentes, cada um deverá levar um livro de qualidade literária,
com belas fotos e ilustrações e que possa agradar seu amigo.
Vale a pena lembrar a todos que, além das livrarias, os sebos possuem livros em bom estado, alguns de edições tão antigas que se tornaram verdadeiros tesouros.
Daí pra frente segue-se da maneira tradicional: uma pessoa começa apresentando seu sorteado. Ela pode descrever suas características físicas, gostos literários ou outros aspectos que permitam aos demais identificá-lo. Ao ser descoberto, entrega o presente a este, que assume o centro da roda. E assim, sucessivamente, até todos ganharem seus livros.
E de largada, todos já têm boas opções de leitura nas férias!



Disponível em: http://educarparacrescer.abril.com.br/blog/biblioteca-basica/2011/11/22/dicas-de-livros-para-ferias/


BOAS FÉRIAS A TODOS!!!

Férias são necessárias para cuidarmos dos sonhos, do corpo e da mente!!

Educadores levam a escola no coração,
e pensam nela em qualquer lugar em que estejam.


QUANDO AS ESCOLAS ENTRAM DE FÉRIAS
Texto de Aluísio Cavalcante Jr.


Quando as escolas entram de férias,

Pássaros de esperanças jogam sobre elas,

Sementes de vida que crescerão com calma.

No retorno das aulas,

Mestres e alunos,

Poderão colher os frutos nascidos dessas sementes.

Frutos que cheios de vida e esperança,

Alimentarão muitos corações de alegria,

E tornarão o ensinar e aprender,

Repleto de sorrisos partilhados,

Na certeza de uma educação que faz sentido,

E que constrói o mundo de paz que imaginamos.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

SEMANA INTERNACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA



"Bendito,bendito é aquele que semeia livros,
livros a mão cheia e manda o povo pensar;
o livro caindo na alma,
é germe que faz a palma,
é chuva que faz o mar."

(Castro Alves)

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

SEMANA INTERNACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA



A Coordenação de Estudos e Pesquisas Educacionais da Superintendência da Educação (SUED) da Secretaria de Estado da Educação do Paraná selecionou alguns textos para celebrar a Semana Internacional do Livro. Até sexta-feira (28) serão veiculados no Portal da Secretaria da Educação poemas que fazem referência ao livro e à leitura para promover uma reflexão sobre a importância dessa ferramenta e dessa prática na construção da cidadania.

BIBLIOTECAS ESCOLARES

Um país se faz com homens e livros,
disse Lobato, em plena época da escravidão.
Sabia ele que, para uma nação ser livre,
era preciso investir firme em Educação.

E o que é Educação, senão, da cultura o ato

de plantar sementes, ideias e ideais?
De aprender e ensinar; como fizeram Lobato,
Quintana, Freire, Freinet e tantos mais.

Mas de nada adianta tanta semente,
se no campo da palavra, meu amigo,
não houver um profissional competente,
que saiba separar o joio do trigo.

Esse profissional é o agente de leitura.
Brava gente, que não deixa cair a peteca.
São todos eles, os semeadores da cultura.
A verdadeira luz dos Faróis e Bibliotecas.

Na biblioteca não se cobra ingresso.
Cada personagem de livro é um ator.
O grande espetáculo da leitura é de graça.
Nesse palco, cada livro é um professor.

E leitura não se faz só nos livros, meu amigo!
A biblioteca é um espaço livre, diversificado,
onde se exercitam todos os sentidos
e nenhum povo é discriminado.

Ah, essa piazada só quer saber de Internet...
Que seja! Tem boa leitura no mundo virtual.
Navegar é preciso! Aprenda com o moleque
e ensine! Somos professores, afinal!

Pedra, argila, pergaminho ou disquete;
Quadro-negro, papiro, papel, tubo;
CD, DVD, TV, pen-drive, fita cassete!
São só recipientes... O que vale é o conteúdo!

Biblioteca, não deve ser um depósito de livro antigo.
E nem hospital, pra exigir-se silêncio absoluto.
Muito menos, para deixar criança de castigo.
Estamos falando de BIBLIOTECA;

não, de central de luto!

Biblioteca tem de ser um lugar cheio de vida.
Um espaço alegre, multimídia, multifuncional.
Uma sala arejada, iluminada, colorida
onde todos sintam-se bem e não mal.

A biblioteca é o espelho de uma escola.
Vide resultados de provas de avaliação.
Pelos livros que a criança tem na sacola,
pode-se antever a nota da instituição.

Trabalhar numa biblioteca é um privilégio!
É prêmio! É para quem tem vocação!
Se não for assim, é um sacrilégio.
Faz mal pra si e pra toda uma geração.

Tem de quebrar limites, ser corajoso.
Perder a timidez, a vergonha.
Tem de ter tesão, ser audacioso.
Tem de ser um adulto que sonha!

Marilda Confortin

O texto está presente na obra da autora, Busca & Apreensão.

Disponível em: http://www.educacao.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=264