21 de março - Dia Internacional Contra a Discriminação Racial
A Organização das Nações Unidas - ONU - instituiu o dia 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial em memória do Massacre de Shaperville. Em 21 de março de 1960, 20.000 negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular. Isso aconteceu na cidade de Joanesburgo, na África do Sul. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão e o saldo da violência foram 69 mortos e 186 feridos.
O dia 21 de março marca ainda outras conquistas da população negra no mundo: a independência da Etiópia, em 1975, e da Namíbia, em 1990, ambos países africanos.
O que é discriminação racial?
A Convenção Internacional para a Eliminação de todas as Normas de Discriminação Racial da ONU, ratificada pelo Brasil, diz que:
"Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e/ou exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública" Art. 1.
O racismo se apresenta, de forma velada ou não, contra judeus, árabes, mas sobretudo negros. No Brasil, onde os negros representam quase a metade da população, chegando a 80 milhões de pessoas, o racismo ainda é um tema delicado.
Para Paulo Romeu Ramos, do Grupo Afro-Sul, as novas gerações já têm uma visão mais aberta em relação ao tema. “As pessoas mudaram, o que falta mudar são as tradições e as ações governamentais”, afirma Paulo. O Grupo Afro-Sul é uma ONG de Porto Alegre, que promove a cultura negra em todos os seus aspectos.
Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD – em seu relatório anual, "para conseguir romper o preconceito racial, o movimento negro brasileiro precisa criar alianças e falar para todo o país, inclusive para os brancos. Essa é a única maneira de mudar uma mentalidade forjada durante quase cinco séculos de discriminação”.
Aproveite esta data para refletir: você tem ou já teve atitudes racistas?
Disponível em: http://silvanaeducadora.blogspot.com.br/2010/03/discriminacao-racial.html
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/pwdtcomemorativas/default.php?reg=3&p_secao=59
quarta-feira, 21 de março de 2012
21 de março - Dia Universal do Teatro
A arte de interpretar uma história pode ser resumida, simplesmente, na palavra teatro, que “representa” várias teorias sobre sua origem. Alguns antropologistas acordam que teria surgido a partir dos rituais primitivos. Outra hipótese seria a partir da contação de histórias, do desenvolvimento de danças, jogos, imitações. Ou seja, os rituais na história da humanidade começam por volta de 30 mil anos atrás. O que se tem certeza, porém, é que em 21 de março se comemora o Dia Universal do Teatro.
O Teatro nas escolas, implantado em diversos pontos do pais, gera resultados animadores. Além de conquistar técnicas importantes vêem-se de perto as transformações ocorridas na postura dos alunos com relação as suas responsabilidades, senso crítico mais apurado, desprendimento para trabalhar em conjunto e alto estima visivelmente elevada.
A melhor definição de teatro para muitos fazedores e amantes desta arte é: Vida. Teatro é vida! A arte de interpretar a partir desta denominação vai muito além de apenas representar o cotidiano e a cultura de um povo. Quando se entende o teatro como vida, um mundo de possibilidades se abre, tudo em volta vira objeto dramático. A vida pulsa, e nesse movimento, personagens da vida real, os sonhos ou os imaginados compõem o grande teatro mágico da vida. Tudo é cena, observe!
Disponível em: http://maoseobras.wordpress.com/2012/03/20/dia-21-de-marco-dia-universal-do-teatro/
21 de março - Dia Internacional da Síndrome de Down
De norte a sul do Brasil, as Apaes estão prontas para lidar com todos os tipos de deficiência. Mas, neste mês, acontece algo muito especial. O dia 21 é dedicado às comemorações do Dia Internacional da Síndrome de Down.
Foi a data escolhida pela Associação Internacional Down Syndrome International, em alusão aos três cromossomos no par de número 21 (21/3) que as pessoas com síndrome de Down possuem. E, neste ano, a comemoração é ainda mais especial, pois ela coincide com os 50 anos da descoberta da trissomia do cromossomo 21 pelo Dr. Jerome Lejeune.
Síndrome de Down
A síndrome de Down não é uma doença. É uma ocorrência genética natural, que no Brasil acontece em 1 a cada 700 nascimentos e está presente em todas as raças. Por motivos ainda esconhecidos, durante a gestação as células do embrião são formadas com 47 cromossomos no lugar dos 46 que se formam normalmente.
O material genético em excesso (localizado no par de número 21) altera o desenvolvimento regular da criança. Os efeitos do material extra variam enormemente de indivíduo para indivíduo, mas pode-se dizer que as principais características são os olhinhos puxados, o bebê ser mais molinho, e o desenvolvimento em geral se dar em um ritmo mais lento. Com apoio para seu desenvolvimento e a inclusão em todas as esferas da sociedade, as pessoas com síndrome de Down têm rompido muitas barreiras. Em todo o mundo, e também aqui no Brasil, há pessoas com síndrome de Down estudando, trabalhando, vivendo sozinhas, escrevendo livros, se casando e até chegando à universidade.
Quebre a resistência e tome uma atitude: construa acessibilidade para a pessoa com deficiência intelectual.
quinta-feira, 15 de março de 2012
15 DE MARÇO – DIA DA ESCOLA
A escola, depois da família, é o primeiro grupo social a que pertencemos. E grupos sociais são importantes para que aprendamos a interagir com pessoas, a conhecer novos comportamentos e a respeitar uns aos outros. Além do mais, a escola é fonte de conhecimento e educação, tanto formal quanto informal, é um espaço onde o aluno é o protagonista e aprende a desenvolver suas atividades, além de ser um laboratório de inclusão social, promovendo no jovem o sentido de importância da comunidade.
Certamente, a escola é também um local que lhe possibilita satisfazer muito de suas curiosidades a respeito do mundo que está ao seu redor. É na escola que você vai conhecer tudo o que aconteceu no Brasil e no mundo, antes de você chegar a eles. Aliás, é lá que você vai saber onde fica a cidade, o Estado e o país em que você vive, qual a posição que eles ocupam no mundo e como o mundo se localiza no universo.
Pensando bem, muito do que já sabe, você deve à própria escola. Com certeza foi nela que você adquiriu a capacidade de ler um texto, sem a qual você não poderia estar compreendendo estas linhas que tem diante dos olhos agora. Também foi na escola que aprenderam matemática todos os homens responsáveis pelo surgimento dos computadores e da internet.
Só que a escola não é somente um espaço de treinamento e aprendizado. Ela também é um local de convivência, onde você conhece outras pessoas e faz muitas amizades.
Por isso, a escola também deve ser vista como um lugar de diversão e prazer. Aliás, você sabia que é essa a origem da palavra escola? "Escola" vem do grego skholê, que significava precisamente "descanso, repouso, lazer, tempo livre", pois, na Grécia antiga, só quem tinha tempo livre, quem não tinha obrigações com o trabalho braçal, podia se dedicar aos exercícios físicos e mentais.
quarta-feira, 14 de março de 2012
14 DE MARÇO - DIA NACIONAL DA POESIA
A poesia é a arte da linguagem humana, do gênero lírico, que expressa sentimento por meio do ritmo e da palavra cantada. Seus fins estéticos transformaram a forma usual da fala em recursos formais,
por intermédio das rimas cadenciadas.
As poesias fazem adoração a alguém ou a algo,
mas pode ser contextualizada dentro do gênero satírico também.
Existem três tipos de poesias: as existenciais, que retratam as experiências de vida, a morte, as angústias, a velhice e a solidão; as líricas, que trazem as emoções do autor; e a social,
trazendo como temática principal as questões sociais e políticas.
A poesia ganhou um dia específico, sendo este criado em homenagem ao poeta brasileiro
Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871), no dia de seu nascimento, 14 de março.
Homenagearemos hoje Castro Alves e Helena Kolody, por estarmos comemorando o
Centenário desta grande poetisa paranaense.
Castro Alves ficou conhecido como o “poeta dos escravos”, pois lutou grandemente pela abolição da escravidão. Era um jovem bonito, esbelto, de pele clara, com uma voz marcante e forte. Sua beleza o fez conquistar a admiração dos homens, mas principalmente as paixões das mulheres, que puderam ser registradas em seus versos, considerados mais tarde como os poemas líricos mais lindos do Brasil.
Helena Kolody é uma das figuras mais importantes das letras paranaenses. Poetisa de atitudes discretas, alheia às autopromoções, pelo tom da voz, pela delicadeza dos sentimentos, pela autenticidade lírica e pela temática, ela é, com certeza, a poetisa representativa de nosso Estado. E isso não apenas pela maturidade regional, mas também por haver acrescentado a voz do imigrante à temática da poesia brasileira.
segunda-feira, 12 de março de 2012
12 DE MARÇO, DIA DO BIBLIOTECÁRIO!!
Um Parabéns muito especial a todos (as) os (as) bibliotecários (as)!!!
Nós que precisamos explicar quase todos os dias o que significa Biblioteconomia,
Nós que precisamos explicar porque são necessários 4 anos para se formar bibliotecário,
Nós que com toda dedicação ampliamos nosso mercado de atuação,
Nós que somos os profissionais da informação e temos feito a diferença no ambiente de negócios,
Nós que ajudamos universitários nas suas pesquisas, orientando e incentivando,
Nós que entendemos que a leitura é capaz de mudar a sociedade,
Nós que elaboramos relatórios de mercado e analisamos os dados,
Nós que cuidamos da memória da sociedade,
Nós que organizamos livros nas estantes e produtos em lojas online,
Nós que trabalhamos sempre pensando no que é melhor para o usuário,
Nós que estamos o tempo todo atualizando os especialistas,
Nós que colocamos luvas, máscara, touca, roupão e óculos de proteção só para cuidar dos livros raros,
Nós que incentivamos as crianças, adolescentes, jovens e adultos a ler,
Nós que andamos por ai com nossos tablets e smartphones pesquisando e disseminando informação na web,
Nós que usamos ebooks, mas que não abrimos mão dos livros em papel,
Nós que somos chamados de carregadores de livros, e temos orgulho por carregar o pensamento e o trabalho de quem dedicou a vida a escrever,
Nós que diariamente trabalhamos e nos dedicamos pela valorização da Biblioteconomia...
Que o dia 12 de março seja muito bem comemorado por TODOS nós bibliotecários!
quinta-feira, 8 de março de 2012
DIA INTERNACIONAL DA MULHER - 08 DE MARÇO
No Dia Internacional da Mulher, nada mais justo do que homenagear Helena Kolody,
poetisa paranaense, em seu centenário, com obras que ficarão marcadas para sempre em nossa memória!!
Helena Kolody nasceu em 1912, na cidade de Cruz Machado, Paraná,
e faleceu em 2004, na cidade de Curitiba.
Helena Kolody
Grandes autores universais
Você já conheceu uma poetisa de verdade? Destas que tem o olhar iluminado e a boca cheia de palavras doces? A professora Helena Kolody era assim. Calma no falar e cheia de sonhos para contar. Foi a primeira poetisa a fazer haicais no Brasil.
Água Clara
Os meninos são uma água clara,
um riso de fonte no árido caminho.
Enraizada, profundamente, na sua cidade e no seu coração. Poeta das “cousas”. Talhada na alegria e na dor. Não é a toa que Carlos Drumond de Andrade elogiava e admirava os versos dela. Para quem não conhece fica a dica. Porque sem Helena Kolody os dias ficam menos coloridos e não se pode dispensar, neste mundo, a poesia.
Ipês Floridos
Festa das lanternas!
Os ipês estão luzindo
de globos cor-de-ouro.
Disponível em: http://artlivros.wordpress.com/2010/01/31/helena-kolody-grandes-autores-universais/
Assinar:
Postagens (Atom)