segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

FELIZ 2013 A TODOS!!!!


Que em 2013 saibamos perdoar mais, falar menos, entender mais, criticar menos, fazer mais, julgar menos... e que possamos ver o melhor em tudo, como “Pollyanna” (livro) com seu “Jogo do Contente” que sempre conseguia ser feliz, seja qual fosse a situação. E é assim que desejo ser e que vocês, meus amigos, também sejam!! Não resignados, mas também não revoltados. Que saibamos nos fortalecer nos momentos ruins e transformá-los em bons momentos!! Um grande abraço com muito carinho!! Paz e Luz!!!

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

MENSAGEM DE NATAL DO POETINHA DE LONDRINA, MIGUEL RIZZO

Mais conhecido como "O poetinha", Miguel Rizzo, funcionário público estadual lotado no Colégio Estadual Pe. Wistremundo R. P. Garcia, escreve poemas, acrósticos e mensagens diversas, principalmente em ocasiões especiais como o Natal. Aqui estão dois acrósticos dele, para nossa reflexão neste Natal.


Natal em família

N atal um acontecimento especial
A contecendo em nossas vidas e em
T odos os anos, trazendo muito amor,
A legria, muita paz e saúde, felicidade,
L indos sonhos de prosperidade com

E speranças de anos que estão por vir,
M aravilhosos, ricos em Deus e em Jesus,

F azendo-nos todos irmãos de coração ou
A té de sangue, na plenitude dos tempos.
M aravilhas e graças são derramadas e 
I luminam à todos aqueles que temem a 
L uz que é Jesus, Senhor dos senhores,
I mortal, princípio, meio e fim, sempre 
A razão do viver e de sua vinda no Natal.

É Natal no Wistremundo

É o Natal novamente se aproximando e

N ovas e renovadas esperanças estarão por
A contecer, pela Graça do menino Jesus,
T razendo paz, alegria, amor, muitos presentes
A umentando a Fé e a devoção em Deus Pai
L ogo também chegando o querido Papei Noel

N osso adorado e bom velhinho trazendo
O seu trenó com as renas, os duendes no

W istremundo e comunidade para um Santo e 
I luminado Natal, repleto de Luz e Paz,
S abedoria e harmonia para a nossa direção,
T alento pros nossos professores e as 
R ealizações de sonhos aos funcionários
E amigos, alunos e pais do nosso colégio.
M omentos de desejarmos com o coração
U m Feliz e Santo Natal e que o Ano Novo
N ascendo nos traga muito amor e paz com
D esejos e sucessos infinitos, maravilhosos
O nde tudo que reluz é Jesus o Salvador

Miguel S. Rizzo
o poetinha
07.12.12


200º ANIVERSÁRIO - CONTOS DOS IRMÃOS GRIMM

Os contos dos irmãos Grimm comemoram hoje 200 anos de muita emoção e fantasia que povoaram as mentes de nossos antepassados e continuam ainda hoje a nos encantar e reencantar diariamente.
Os irmãos Grimm escreviam as histórias populares que ouviam dos camponeses e parentes.
Naquele tempo (Idade Média), as histórias eram contadas dos mais velhos para os mais novos, como uma herança familiar e  eles resolveram escrever essas histórias.
Contos de fadas, lendas... tornaram-se clássicos espalhando-se pelo mundo,
sendo traduzidos em diversas línguas, tornando-os famosos mundialmente.
Os primeiros Contos de Grimm foram publicados em 1812 com a obra intitulada
"Histórias das Crianças e do Lar", com 51 contos.
Dentre suas obras mais conhecidas se encontram: "Os sete corvos", "Chapeuzinho vermelho", "Cinderela", "Os músicos de Bremen", "O pequeno polegar", "A bela adormecida", "Branca de Neve e os sete anões", "O ganso de ouro", "Branca de Neve e Rosa Vermelha", etc.

Arquivo:. Arthur Rackham Little Red Riding Hood + jpg
Ilustração de "Chapeuzinho Vermelho" por Arthur Rackmam

sábado, 15 de dezembro de 2012

FELIZ NATAL A TODOS!!

Que  o Natal não seja somente uma data para dar lucros ao comércio, mas que todos possam sentir o amor de Jesus em seus corações e transmitam esse amor ao próximo.


Árvore de Natal da Biblioteca José Bento Faria Ferraz, no Colégio Estadual Pe. Wistremundo Roberto Perez Garcia.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

6 razões para ler com seu filho nas férias



Não é tão simples desenvolver o gosto pela leitura, mas é aos poucos - e na companhia de leitores experientes - que as crianças e adolescentes se interessam pelos livros.
Aproxima-se o final do ano e logo pensamos nas férias ou, pelo menos, nos dias de descanso por conta das festas. Nada de acordar cedo para trabalhar, enfrentar horas no trânsito e viver na loucura do dia a dia. É hora de curtir a família. No seu filho bate a mesma alegria: acabaram-se - pelo menos temporariamente - as provas e os compromissos escolares.
 Por essas e outras razões, o período das férias é muito especial. Podemos fazer coisas que não encontramos tempo na correria cotidiana. E uma delas é criar momentos de prazer com seu filho. Aqui você encontra boas razões para ler com ele nas férias:

1.      Ajuda a não perder o ritmo de aprendizagem
As férias devem ser um período de descanso para seu filho, mas fique atento para que este relaxamento não o faça perder o fio da meada. O próximo ano não está tão distante assim e há muitas formas de mantê-lo estimulado sem que isto o desgaste.
Frequentar museus, cinemas e exposições são boas alternativas. E outra, que se faz em casa mesmo, é ler para ele ou incentivá-lo a ler sozinho.
A aprendizagem não acontece de forma fragmentada, como se fossem várias gavetinhas onde se separam as meias das camisetas. O que vocês descobrem juntos a partir da leitura irá somar-se ao repertório de conhecimento de vocês. Então, passarão a conhecer novos livros, autores e ilustradores, poderão se encantar e aprender com a linguagem literária, ganharão maior fluência e fôlego na leitura de livros mais extensos.
Todas essas experiências, independentemente se acontecem na escola, em casa ou em outros momentos da vida de seu filho, contribuem para torná-lo mais interessado, envolvido e informado sobre o universo cultural e literário.

2.     Mostra que a leitura é um prazer
É esperado que a escola solicite aos alunos que leiam livros como atividades obrigatórias e periódicas, que são, na maioria das vezes, escolhidos pelos próprios
professores ou definidos pelos currículos nacionais.
No entanto, nas férias, a proposta é outra. É o momento de escolher o que queremos ler. É muito diferente quando enfrentamos a leitura de um livro porque ele atende a uma curiosidade nossa, seja porque a temática nos interessa, seja pelo autor que o escreveu 
ou seja porque foi indicado por um amigo.
A experiência de escolher o que se deseja ler também deve ser aprendida. Não é tão simples fazer uma escolha dentre tantas opções disponíveis nas estantes. Então, caso seu filho não se mostre estimulado com a ideia, ajude-o fazendo comentários sobre as obras, chamando-lhe a atenção sobre aspectos que podem lhe interessar, como: "olhe só, esse livro é sobre uma aventura na selva!", "essa história foi escrita por um autor que você conhece e gosta muito", "quando eu era pequeno, adorava essa história, acho que você também pode gostar!", "esse livro tem vários contos, podemos ler juntos".
Aos poucos, ele vai se habituar a ler, e mais: vai começar a optar pelas suas leituras, terá cada vez mais critérios para fazer suas escolhas. O importante é dar o primeiro passo!

3.     É um bom divertimento para os dias de chuva
Em nosso país, as férias mais longas acontecem no final do ano. É verão, há muito sol e calor, mas também fortes chuvas. Às vezes, são tão intensas que somos impedidos de sair de casa. Nesta hora, um livro pode ser uma ótima companhia para sentar ou deitar em um lugar confortável e esperar a chuva passar. Ana Maria Machado, consagrada autora de livros infantis, escreveu um livro que, além de divertir, pode dar ótimas ideias!
Em Dia de Chuva, as crianças não se desanimam com as gotas que não param de molhar a janela. Vivem grandes aventuras sem sair da sala de casa: as almofadas do sofá se transformam em elefantes, as cadeiras, nos troncos das árvores e o inofensivo cachorrinho da casa, em uma fera. As ilustrações têm um papel importante nesse livro, pois, enquanto a narrativa relata a fantasia criada pelas crianças, as imagens contam a  mesma história de outro ponto de vista.
Outros livros também podem ser boas opções. Consulte nossas sugestões de livros e veja que outras obras podem agradar seu filho.

4.     É uma boa inspiração de presente de Natal
Já em meados de novembro começam a aparecer os primeiros anúncios e comerciais televisivos que nos lembram que o Natal está por perto. Aí começa a corre-corre das compras: shoppings lotados e filas quilométricas. E, muitas vezes, nos esquecemos de um lugar onde podemos encontrar variados presentes: as livrarias!
Também costumam ficar tumultuadas, claro. Mas não se comparam aos centros comerciais. Oferecem muitas opções: obras literárias, biografias, guias de viagem, livros de receitas, de arte e por aí vai. Algumas livrarias também têm CDs de música e DVDs de filmes e shows. E, se você tiver sorte, há descontos especiais para essa época do ano.
A seção infanto-juvenil é a que vem ganhando maior espaço. As estantes oferecem muitas opções de livros ilustrados, com capas coloridas e vistosas. Essas obras saltam aos olhos das crianças e dos adolescentes, que podem pegá-las nas mãos e folheá-las sem compromisso. Seu filho pode se encarregar da escolha dos presentes de irmãos e primos da família, indicando livros que ele já leu e aprovou.
Sugira a ele que considere os interesses e gostos de seus familiares para fazer suas escolhas.
O título e as ilustrações presentes nas capas dos livros já trazem dicas sobre o que eles abordam. Na parte de trás do livro, muitas vezes há um breve resumo  da história ou a biografia do autor.
E você pode apoiá-lo lendo as informações e decidindo se os livros podem ou não agradar os presenteados.
Pode ser que as compras levem mais tempo, mas certamente irão render bons momentos entre vocês - e ainda deixar o seu filho com vontade de ler mais e mais.

5.     Bibliotecas são uma ótima maneira de passar o tempo livre
As férias são longas e há tempo para fazer muitas coisas!
Uma boa ideia é aproveitar os dias livres para ficarem sócios de uma biblioteca!
Você pode acompanhar seu filho e juntos fazerem um reconhecimento do espaço.
Os livros estão separados por temas? Por faixa etária?
O que compõe o acervo: apenas livros ou há revistas, gibis, filmes e outros?
Como é feita a catalogação dos materiais? Podem ser emprestados? Como funciona?
Esse primeiro reconhecimento, em sua companhia, poderá tornar este ambiente mais amigável e convidativo para visitas futuras. Chame a atenção dele para o modo como os livros estão organizados e como se faz para localizá-los nas estantes. Essa etapa é fundamental para que ele possa aprender a fazer buscas com maior autonomia.
Apresentem-se para a bibliotecária: provavelmente ela saberá informá-los sobre como devem proceder para se tornarem sócios e quais são as regras de empréstimos de materiais.
Caso você tenha perdido o hábito de frequentar bibliotecas,
aí está uma ótima oportunidade de retomá-lo.
Esses espaços vêm se modernizando e hoje abrigam
um acervo mais vasto do que foi em outros tempos.
Além disso, são uma boa alternativa para fazer empréstimos de livros no lugar de sempre
comprá-los e, também, uma forma de potencializar
os encontros com a literatura e com os espaços de leitura.

6. Pode render outras ideias
Basta fazer uma busca na internet ou conversar com um grupo de colegas para descobrir várias modalidades de amigos secretos: Amigo da Onça, Amigo Chocolate
e há quem faça Amigo 1,99.
E o Amigo Secreto Literário? Alguém já experimentou?
Compartilhar opiniões sobre os livros lidos e sugerir leituras aos colegas são práticas bem comuns entre leitores. Por que não aproveitar a ocasião para presentear o colega do trabalho, da sala ou de outros grupos com um bom livro? Se você tiver a chance, proponha a ideia.
Sorteiem os nomes entre todos que desejam participar da brincadeira.
No dia da troca de presentes, cada um deverá levar um livro de qualidade literária,
com belas fotos e ilustrações e que possa agradar seu amigo.
Vale a pena lembrar a todos que, além das livrarias, os sebos possuem livros em bom estado, alguns de edições tão antigas que se tornaram verdadeiros tesouros.
Daí pra frente segue-se da maneira tradicional: uma pessoa começa apresentando seu sorteado. Ela pode descrever suas características físicas, gostos literários ou outros aspectos que permitam aos demais identificá-lo. Ao ser descoberto, entrega o presente a este, que assume o centro da roda. E assim, sucessivamente, até todos ganharem seus livros.
E de largada, todos já têm boas opções de leitura nas férias!



Disponível em: http://educarparacrescer.abril.com.br/blog/biblioteca-basica/2011/11/22/dicas-de-livros-para-ferias/


BOAS FÉRIAS A TODOS!!!

Férias são necessárias para cuidarmos dos sonhos, do corpo e da mente!!

Educadores levam a escola no coração,
e pensam nela em qualquer lugar em que estejam.


QUANDO AS ESCOLAS ENTRAM DE FÉRIAS
Texto de Aluísio Cavalcante Jr.


Quando as escolas entram de férias,

Pássaros de esperanças jogam sobre elas,

Sementes de vida que crescerão com calma.

No retorno das aulas,

Mestres e alunos,

Poderão colher os frutos nascidos dessas sementes.

Frutos que cheios de vida e esperança,

Alimentarão muitos corações de alegria,

E tornarão o ensinar e aprender,

Repleto de sorrisos partilhados,

Na certeza de uma educação que faz sentido,

E que constrói o mundo de paz que imaginamos.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

SEMANA INTERNACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA



"Bendito,bendito é aquele que semeia livros,
livros a mão cheia e manda o povo pensar;
o livro caindo na alma,
é germe que faz a palma,
é chuva que faz o mar."

(Castro Alves)

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

SEMANA INTERNACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA



A Coordenação de Estudos e Pesquisas Educacionais da Superintendência da Educação (SUED) da Secretaria de Estado da Educação do Paraná selecionou alguns textos para celebrar a Semana Internacional do Livro. Até sexta-feira (28) serão veiculados no Portal da Secretaria da Educação poemas que fazem referência ao livro e à leitura para promover uma reflexão sobre a importância dessa ferramenta e dessa prática na construção da cidadania.

BIBLIOTECAS ESCOLARES

Um país se faz com homens e livros,
disse Lobato, em plena época da escravidão.
Sabia ele que, para uma nação ser livre,
era preciso investir firme em Educação.

E o que é Educação, senão, da cultura o ato

de plantar sementes, ideias e ideais?
De aprender e ensinar; como fizeram Lobato,
Quintana, Freire, Freinet e tantos mais.

Mas de nada adianta tanta semente,
se no campo da palavra, meu amigo,
não houver um profissional competente,
que saiba separar o joio do trigo.

Esse profissional é o agente de leitura.
Brava gente, que não deixa cair a peteca.
São todos eles, os semeadores da cultura.
A verdadeira luz dos Faróis e Bibliotecas.

Na biblioteca não se cobra ingresso.
Cada personagem de livro é um ator.
O grande espetáculo da leitura é de graça.
Nesse palco, cada livro é um professor.

E leitura não se faz só nos livros, meu amigo!
A biblioteca é um espaço livre, diversificado,
onde se exercitam todos os sentidos
e nenhum povo é discriminado.

Ah, essa piazada só quer saber de Internet...
Que seja! Tem boa leitura no mundo virtual.
Navegar é preciso! Aprenda com o moleque
e ensine! Somos professores, afinal!

Pedra, argila, pergaminho ou disquete;
Quadro-negro, papiro, papel, tubo;
CD, DVD, TV, pen-drive, fita cassete!
São só recipientes... O que vale é o conteúdo!

Biblioteca, não deve ser um depósito de livro antigo.
E nem hospital, pra exigir-se silêncio absoluto.
Muito menos, para deixar criança de castigo.
Estamos falando de BIBLIOTECA;

não, de central de luto!

Biblioteca tem de ser um lugar cheio de vida.
Um espaço alegre, multimídia, multifuncional.
Uma sala arejada, iluminada, colorida
onde todos sintam-se bem e não mal.

A biblioteca é o espelho de uma escola.
Vide resultados de provas de avaliação.
Pelos livros que a criança tem na sacola,
pode-se antever a nota da instituição.

Trabalhar numa biblioteca é um privilégio!
É prêmio! É para quem tem vocação!
Se não for assim, é um sacrilégio.
Faz mal pra si e pra toda uma geração.

Tem de quebrar limites, ser corajoso.
Perder a timidez, a vergonha.
Tem de ter tesão, ser audacioso.
Tem de ser um adulto que sonha!

Marilda Confortin

O texto está presente na obra da autora, Busca & Apreensão.

Disponível em: http://www.educacao.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=264

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

COMO A LEITURA AJUDA NOS ESTUDOS?

COMO A LEITURA AJUDA NOS ESTUDOS?

Ler 15 minutos por dia estimula a imaginação, facilita a escrita e muito mais


O QUE O HÁBITO DE LER PODE FAZER POR VOCÊ?

1 Soltar sua imaginação
2 Estimular sua criatividade
3 Aumentar seu vocabulário
4 Facilitar a escrita
5 Simplificar a compreensão das coisas
6 Melhorar a comunicação com os outros
7 Ampliar seu conhecimento geral
8 Mostrar semelhanças em pessoas diferentes
9 Revelar novas afinidades
10 Desenvolver seu repertório
11 Emocionar e causar impacto
12 Ligar seu senso crítico na tomada
13 Mudar sua vida e, até, ampliar sua renda
14 Melhorar seu rendimento na escola.


Disponível em: http://professoraliamar.blogspot.com.br/2009/06/como-leitura-ajuda-nos-estudos.html

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

DIÁRIO DE UM BANANA - Dica de leitura

Diário de um Vampiro Banana!!

Esqueçam tudo que vocês já conhecem sobre vampiros - inclusive que eles brilham sobre a luz do sol. Porque Nigel é sim um vampiro, e digamos que completamente diferente de qualquer outro que já tenhamos visto.
Transformado quando tinha 15 anos, e mesmo agora nas vésperas de completar 100 anos, Nigel continua sendo inseguro com as garotas, vítima de acnes e desajeitado em qualquer outro requisito. O que realmente o deixa revoltado. Afinal ele é um vampiro, e esses seres noturnos são sempre intitulados de sedutores, charmosos e que conseguem conquistar a todos, então por que ele não consegue o mesmo?
Talvez por que ele não tem habilidade alguma como vampiro, tirando o fato de ter que se alimentar de sangue?
Sim, Nigel não possui nada de extraordinário, mesmo sendo vampiro. Não tem super velocidade, não é o galã do colégio, não vira morcego - nem cão - ele apenas é um garoto como qualquer outro, com a sutil diferença que se alimenta de sangue e é imortal. E devido a esses fatos, quem caça para ele são seus pais - que embora aparentam ser mais parecidos com os vampiros tradicionais, ainda sim são completamente diferentes ( andam durante o dia, não precisam matar a vida para se alimentar, esqueça o assunto de cruzes, alhos, água benta e etc...). Há ainda sua irmãzinha que foi imortalizada aos dez anos, e por isso ela continua sendo a criancinha dos pais e o terror do irmão mais velho.
E diante de toda essa dificuldade há ainda uma pior, tentar conquistar a garota de sues sonhos - mas que constantemente, ao se aproximar dela, seus caninos crescem.
Portanto caso estejam atrás de um livro divertido e que retrata de uma forma nada convencional o mundo vampirico, diário de um vampiro banana é ideal para você. Para quem quer somente rir.

Autor(a): Tim Collins
Editora: Novo Século
Número de paginas: 237 
Gênero: Infanto-Juvenil

Disponível em: http://anaimagina.blogspot.com.br/2011/01/diario-de-um-vampiro-banana.html

terça-feira, 7 de agosto de 2012

"DIÁRIOS DO VAMPIRO" - Dica de leitura


Origens
Origens - Diários do Vampiro: Diários de Stefan - Livro 1

Stefan Salvatore, braço direito do pai em Veritas, se prepara para administrar a propriedade da família até ver seus sonhos interrompidos pela expectativa de um casamento arranjado. Rosalyn é de boa estirpe, muito recatada… mas Stefan não vê um futuro feliz ao seu lado. Já seu irmão, Damon, recém-chegado da guerra, é indomável e comprometido apenas com seus desejos. Apesar das personalidades conflitantes, Stefan e Damon são inseparáveis até conhecerem Katherine, uma jovem misteriosa e deslumbrante que, depois de perder os pais num incêndio, encontra abrigo na residência de Giuseppe Salvatore e seus filhos. Katherine e Emily, sua criada, passam a viver na casa de hóspedes e atraem a atenção de todos enquanto a cidade parece a ponto de sucumbir a estranhos ataques a animais. Logo os irmãos estão disputando a atenção de Katherine sem saber que, por trás de seus suntuosos vestidos de seda, jóias e sorriso inocente, ela esconde um terrível segredo que marcará as vidas dos três para sempre. Baseada na série de TV Vampire Diaries, Origens, primeiro volume de Diários de Stefan, revela toda a verdade sobre o que realmente aconteceu entre Stefan, Damon e Katherine, e mostra como amar pode ser fatal.

Reunião Sombria
Reunião Sombria - Diários Do Vampiro - Livro 4 - L. J. Smith

O quarto livro começa seis meses após a morte de Elena. Este livro é contado à partir do ponto de vista de Bonnie. Em uma festa de aniversário surpresa à Meredith, Bonnie e Caroline (juntamente com mais três amigas da escola) contatam Elena usando um tabuleiro de Ouija. Elena avisa-lhes que todos da cidade estão em perigo. Ela diz que elas precisam chamar alguém, mas é interrompida, presumivelmente pelo espírito malígno, antes de dizer-lhes o resto. Antes de todas as meninas conseguirem sair da casa, uma delas é jogada pela janela do segundo andar e morre. Outra das garotas se torna insana após esse acontecimento. Com a ajuda de Matt, Bonnie e Meredith executam um feitiço para chamar Stefan, e ele aparece à cidade com Damon. Os cinco trabalham para achar a origem do mal na cidade. A origem é Klaus, um vampiro muito antigo que transformou Katherine, a vampira que transformou Stefan e Damon. No final, depois da batalha que levou Stefan à beira da morte, Bonnie chama Elena para ajudar. O exército de espíritos é liderado por Elena, e ela é capaz de ajudar Stefan e Damon à derrotar Klaus. Então, Elena é trazida de volta dos mortos, mas ela é muito mais humana agora. Elena e Stefan se abraçam e tentam se conciliar com Damon, mas ele se transforma em corvo e voa longe.

Anoitecer
Anoitecer - Diários Do Vampiro: O Retorno - Livro 5 - L. J. Smith

O quinto livro começa com Elena voltando dos mortos. Ela volta do além com poderes humanos, o que faz seu sangue pulsar com uma força esmagadora e única, sendo irresistível para todos os vampiros. Stefan está convencido em manter Elena segura e pretende deixar Fell’s Church. Damon, porém, é impulsionado por um desejo insaciável de poder, e quer que a Elena como sua princesa. Quando Stefan é afastado de Fell’s Church, Damon tenta convencer Elena que ele é o irmão que ela deveria ter escolhido, mas a escuridão está infiltrando a cidade e, agora Damon que sempre foi o caçador, está sendo a caça. Ele é a presa de uma criatura maléfica que pode possuí-lo à vontade que deseja não somente o sangue de Elena, como também sua morte.
  
Almas Sombrias
Diários Do Vampiro: O Retorno - Livro 6 - L. J. Smith

Stefan foi capturado por espíritos demoníacos e está preso na Dimensão Sombria, onde rumores dizem que vampiros e demônios andam livremente, mas humanos são mantidos como escravos por seus mestres sobrenaturais. Elena pede ajuda a Damon e, com Matt, vai até lá resgatar Stefan. O problema é que a tensão entre ela e Damon continua aumentando. Qual dos irmãos Salvatore Elena realmente quer? Stefan foi capturado por espíritos demoníacos e está preso na Dimensão Sombria, onde rumores dizem que vampiros e demônios andam livremente, mas humanos são mantidos como escravos por seus mestres sobrenaturais. Elena pede ajuda a Damon e, com Matt, vai até lá resgatar Stefan. O problema é que a tensão entre ela e Damon continua aumentando. Qual dos irmãos Salvatore Elena realmente quer? 

Meia-Noite
Meia-Noite - Diários do Vampiro: O Retorno - Livro 7 - L. J. Smith

Elena conseguiu resgatar Stefan da terrível prisão em que ele se encontrava, mas de volta à Fell’s Church, ele está tão enfraquecido que mesmo o poderoso sangue da amada parece incapaz de devolver suas forças. Já Damon é alvo de uma magia muito poderosa, que o transforma em humano. Disposto a tudo para recuperar seu antigo poder, ele não hesita em enganar os amigos para conseguir o que quer, e nada vai impedi-lo de voltar à Dimensão das Trevas. Enquanto isso, o plano dos demônios kitsune enfim chega ao seu ápice e parece impossível conter o avanço da Última Meia-Noite.

Disponível em: http://www.skoob.com.br

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Livros de Nicholas Sparks e Rick Riordan!! Dica de leitura





Ao ouvirmos o nome Nicholas Sparks, temos a impressão de estarmos diante de algo no mínimo familiar. Isso se deve ao fato de podermos contar com múltiplas adaptações de suas obras para as telas de cinema, o que torna difícil encontrarmos alguém que nunca tenha tido contato com algum romance que leve sua assinatura. Seus romances fazem sucesso entre todos os públicos, seja através da leitura ou das produções cinematográficas.

Disponível em: http://cinemaeafins.com/2010/05/20/os-romances-baseados-nas-obras-de-nicholas-sparks/


 Rick Riordan


Para Rick Riordan, contar uma história a seu filho mais velho na hora de dormir foi apenas o início de uma jornada ao mundo dos livros infantis. Riordan, então professor, já era um autor premiado de romances policiais para adultos quando seu filho Haley lhe pediu que contasse, na hora de ir para a cama, histórias sobre deuses e heróis da mitologia grega. Haley tinha acabado de ser diagnosticado com dislexia e transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), e as narrativas de mitologia grega eram um dos poucos assuntos que interessavam o menino, naquela época no terceiro ano do ensino fundamental. Estimulado pelo pedido do filho, Riordan inventou rapidamente o personagem Percy Jackson e lhe contou todas as aventuras dele para recuperar, nos Estados Unidos dos dias de hoje, o raio-mestre de Zeus.

Disponível em: http://rickriordan.com.br/


segunda-feira, 30 de julho de 2012

Literatura infantojuvenil!! Dicas de leitura

Ligadas & Antenadas é um livro interessante que conta a história de duas irmãs gêmeas que, cansadas da mesmice da vida, decidem morar 6 meses com o pai na Tailândia. Se você gosta de saber sobre a cultura de diversos países, mesclado com um pouco da confusão de toda adolescente, então você vai adorar o livro. No caso, você será craque em muitos aspectos da Tailândia, como por exemplo o ano em que eles se encontram (muito avançado do nosso), sua culinária, e muito mais. Além de todo esse conhecimento, podemos acompanhar o desenvolvimento das irmãs Luzia e Sofia… Grandes coisas acontecem com elas durante a viagem… Por exemplo, se acostumar com a madrasta e sua família (em resumo: muitas pessoas para poucos banheiros), encontrar uns fofos, tentar gostar da comida estranha, e outras "surpresas" que acontecem.

Disponível em: http://dolls.com.br/blog/tag/ligadas-e-antenadas/
 
Cumbéra é o primeiro vilarejo para quem desce das Montanhas Eternas. Está localizada em Górion, uma região esquecida do norte do império. A vida por lá é simples e boa. Tudo ia bem até que foram atacados pelos grôtos, o povo de Nefet. Agora estão destinados à escravidão, presos em gaiolas e correntes à beira do Despenhadeiro de Nefet. A esperança se perdeu, pois até Tedak foi feito cativo. É nesse cenário de tristeza e destruição que surge Octarr, um homem de uma força descomunal, treinado desde a infância para ser um guerreiro inigualável. Contudo, suas maiores virtudes são seu caráter reto, sua honra e fidelidade. A trama que se desenvolve à partir daí vai enlaçar mentes e corações e despertar emoções há muito adormecidas. Nem a violência nem a feitiçaria poderão vencer os moradores de Cumbéra. Logo eles descobrirão que o amor é mais forte até mesmo que a morte. Vale a pena conferir!

Disponível em: http://comunidadefiladelfiadelondrina.blogspot.com.br/2012/08/octarr-e-o-espirito-da-serpente-onde.html
 
Você já imaginou como seria sua vida se uma foto sua estivesse colada nas portas dos armários de todos os garotos do país? Imagine agora seu closet abarrotado de roupas (que você nunca usou) de estilistas famosos, tablóides e paparazzis cercando sua casa e aguardando que você, enfim, perca seu status de boa moça... É uma vida glamourosa, sem dúvida. Mas, aos 16 anos, Kaitlin Burke, atriz de uma das mais badaladas séries de TV do momento, está cansada da pressão que a fama traz. Listada entre as "25 estrelas mais famosas com menos de 25 anos de idade", Kaitlin está cansada dos holofotes e o que mais quer é ser normal como as outras meninas da sua idade.

Disponível em: http://www.galerarecord.com.br/catalogo/catalogo_series_det.php?id=35
 

quarta-feira, 25 de julho de 2012

25 DE JULHO - DIA DO ESCRITOR

O dia 25 de julho é um dia dedicado a homenagear o escritor brasileiro, aquele que elabora artigos científicos, pautados em verdades comprovadas, ou textos literários, divididos em vários gêneros. 
O surgimento da data se deu a partir da década de 60, através de João Peregrino Júnior e Jorge Amado, quando realizaram o I Festival do Escritor Brasileiro, organizado pela União Brasileira de Escritores, a que os dois eram presidente e vice-presidente, respectivamente. Porém, de alguns anos para cá, as dificuldades dos escritores tem sido muito grandes, principalmente no que diz respeito à publicação de suas obras. Despreocupados com a qualidade dos textos, mas com a quantidade de vendas dos produtos, muitos editores lançam volumes que garantem retorno econômico à empresa.
Além disso, os meios de comunicação virtual publicam na íntegra, gratuitamente, obras de vários autores, sem considerar os respectivos direitos autorais, causando prejuízos aos mesmos. 
Em razão do mundo virtual, jovens e crianças têm perdido o contato com os livros, passando grande tempo na frente do computador ou da televisão. Com isso, o acesso ao mundo letrado tem diminuído consideravelmente, e com ele as vendas dos artigos literários.
Ler é importante para o desenvolvimento do raciocínio, para desenvolver o aspecto crítico do leitor, criando novas opiniões e estimulando sua criatividade. Quando lemos, nos reportamos para outros lugares, como se estivéssemos viajando no tempo e no espaço. 
As riquezas literárias são muitas, podendo estar divididas em textos científicos, que comprovam as teorias, e textos literários do tipo romance, comédia, suspense, poemas, poesias, biografias, músicas, novelas, obras de arte, literatura de cordel, histórias infantis, histórias em quadrinhos, dentre vários outros. 

Hoje é dia do escritor

Numa entrevista, Ignácio de Loyola Brandão, à pergunta sobre qual seria o papel do escritor no Brasil, respondeu que "o papel do escritor no Brasil, ou no mundo, ou na lua é escrever. Nada mais do que isso. Escrever. O escritor não tem missões, não tem mensagens, não tem funções".
Talvez ele queira dizer que o escritor não precisa ser o redentor do mundo, o salvador da pátria ou o libertador da lua; não tem a missão de solucionar problemas e não carrega em seu coração a mensagem essencial dos santos e revolucionários.
Um escritor não precisa cumprir uma função específica que escape à sua intrínseca função de escrever o que bem entenda, embora aconteça com muitos de nós precisarmos escrever "em função" da estrita sobrevivência. Cumprindo uma responsabilidade, escrevemos coisas meio burocráticas, meio publicitárias, um livro contando a história de uma empresa, a resenha de um livro que não seria o nosso preferido... Enfim, mas estamos escrevendo. E com muita honra.
Nada de errado escrever para sobreviver. Contanto que, depois, à noite, alta madrugada, seja a hora em que o escritor escreva a indignação, o silêncio, o grito, o muxoxo, o sussurro. Nesta hora o escritor sofrerá ou gozará com o gosto de cada palavra.
Depois de escrever cartas comerciais durante o dia, por exemplo (como Fernando Pessoa), é a hora de viver no mundo outro do texto. Apesar de não haver tantos moinhos como antigamente por aí, D. Quixote precisa sair em busca de novas aventuras.
Eu, porém, diria que todo o ser humano tem missões, mensagens e funções, mesmo que sejam as mais quixotescas e ingênuas do mundo. E que o escritor, como qualquer ser humano, tem as suas.

E a missão do escritor é, sim, ser escritor.

E a mensagem do escritor se confunde com sua função: escrever é viver.

Agora, dia 25 de julho, é dia do escritor. Descobri folheando a minha agenda. E decidi comemorar a data imaginando que tipo de presente um escritor gostaria de receber.

Um computador novo? Um crédito para comprar cem livros em qualquer livraria do mundo? Um mês de férias para, em paz, escrever um romance? Ou uma tradicional caneta tinteiro?

Pensando bem, o grande presente para o escritor continuará sendo o mesmo de todos os tempos: os seus leitores.

Por Gabriel Perissé 
(autor dos livros LER, PENSAR E ESCREVER e O LEITOR CRIATIVO)

10 Dicas para Ler Mais e Melhor

O assunto “leitura” tem ocupado minha mente nos últimos tempos. Eu adoro ler, mas frequentemente recebo e-mails de pessoas que lutam para ler e para gostar de ler. Por isso achei que poderia ser útil montar uma lista de dicas para ler mais e melhor. Espero que vocês considerem úteis.

Leia - Começamos com o óbvio: você precisa ler. Mostre-me uma pessoa que mudou o mundo e que gastou seu tempo assistindo televisão e eu lhe mostrarei mil que preferiram gastar seu tempo lendo. A menos que ler seja sua paixão, você precisa ser muito criterioso em separar tempo para ler. Você talvez precise se forçar a isso. Estabeleça um objetivo que seja razoável para você ("Vou ler três livros este ano" ou "Vou terminar este livro antes do fim do mês") e trabalhe para concretizá-lo. Separe tempo diariamente ou todas as semanas e tenha a certeza de que realmente irá pegar o livro durante esses momentos. Encontre um livro que trate de algum assunto de particular interesse para você. Você pode até achar benéfico encontrar um livro que parece interessante – um belo livro com uma capa atraente. Ler é uma experiência e a experiência começa com a aparência e a impressão que o livro causa. Portanto, encontre um livro que aparentemente lhe agrade e comece a lê-lo. E quando terminar, encontre outro e faça tudo novamente. E mais uma vez.

Leia Amplamente – Estou convencido de que uma das razões para que as pessoas não leiam mais do que lêem é que elas não variam suficientemente a sua leitura. Qualquer assunto, não importa quanto ele lhe interesse, pode começar a tornar-se árido se você focalizar toda sua atenção nele. Portanto, leia amplamente. Leia ficção e não-ficção, teologia e biografia, atualidades e história. Certamente você desejará focalizar a maior parte da sua leitura em uma área particular, e isso é saudável e bom. Mas assegure-se de variar sua dieta.

Leia Metodicamente – Da mesma forma que lê amplamente, assegure-se de ler metodicamente. Escolha seus livros cuidadosamente. Se você for negligente em fazer isso, corre o risco de perceber que ignorou uma determinada categoria por meses ou anos a fio. Al Mohler, ele mesmo um leitor voraz, divide os livros em seis categorias: Teologia, Estudos Bíblicos, Vida da Igreja, História, Estudos Culturais, e Literatura e tem permanentemente algum projeto em cada uma dessas categorias. Você pode estabelecer suas próprias categorias, mas tente assegurar-se de está lendo alguma coisa em todas elas de forma regular. Escolha livros que se ajustem em cada uma dessas categorias e planeje sua leitura de antemão. Assim você saberá qual livro será o próximo. Freqüentemente, a expectativa pelo próximo livro é uma força motivadora para completar o atual.

Leia Interativamente – A leitura é mais bem executada, pelo menos ao desfrutar de livros sérios, quando você trabalha duro para entender o livro e quando interage com os argumentos do autor. Leia com uma caneta marca-texto e um lápis na mão. Faça perguntas ao autor e espere que ele as responda ao longo do texto. Rabisque notas nas margens, escreva perguntas por toda a contra-capa, e volte freqüentemente a elas (e, se as perguntas permanecerem sem resposta, tente até mesmo entrar em contato com o autor!). Realce as porções mais importantes do livro, ou aquelas para as quais você pretende retornar depois. Como diz Al Mohler, "Livros são para serem lidos e usados, não para serem colecionados e mimados." Eu descobri que escrever críticas sobre os livros que li é uma forma preciosa de retornar, pelo menos mais uma mais vez, ao livro para ter certeza de que eu entendi o que o autor estava tentando dizer e como ele disse. Portanto, interaja com esses livros de forma a torná-los seus.

Leia com Discernimento – Apesar dos livros terem um incrível poder para fazer o bem, desafiar, fortalecer e edificar, eles também têm grande poder para fazer o mal. Já vi vidas serem transformadas por livros, mas também já vi vidas serem esmagadas. Por isso tenha certeza de que lê com discernimento, sempre comparando os livros que lê com o padrão das Escrituras. Se você encontrar um livro que é particularmente controverso, pode valer à pena procurar uma análise que interaja criticamente com os argumentos ler com uma pessoa que entenda melhor os argumentos e suas implicações. Você não precisa temer livros ruins desde que leia com um olho crítico e com um coração cheio de discernimento.


Leia Livros Pesados - Pode ser intimidador encarar algumas dessas obras volumosas ou séries de volumes que repousam em sua estante, mas certifique-se de arrumar tempo para ler alguns desses trabalhos mais sérios. Uma pessoa só pode crescer um certo tanto enquanto se mantiver em uma dieta de livros sobre Vida Cristã. Enverede por um pouco de Jonathan Edwards ou João Calvino. Leia a Teologia Sistemática de Grudem ou a série “No Place for Truth” de David Wells. Você certamente os considerará vagarosos, mas também verá o quanto são recompensadores. Comprometa-se a ler algum desses volumes pesados como uma parte regular da sua dieta de leitura.

Leia Livros Leves - Enquanto livros densos deveriam ser a dieta principal de um leitor sério, não há nada errado em dar um tempo para ocasionalmente desfrutar um romance ou uma leitura leve. Depois de ler dois ou três bons livros, permita-se ler qualquer outra coisa como um Clancy, Grisham ou Peretti, que nunca mudou a vida de quem quer que seja. Deixe-se levar por alguma boa história de quando em quando. Você perceberá que elas te refrescam e te preparam para ler o próximo livro pesado.

Leia Livros Novos – Fique de olho no que é novo e popular e considere a leitura daquilo que outras pessoas em sua igreja ou sua vizinhança estão lendo. Se “O Segredo” estiver vendendo milhões de cópias, considere a sua leitura de forma que você saiba o que as pessoas estão lendo e assim você pode tentar discernir por que as pessoas estão lendo algo assim. Use seu conhecimento desses livros como uma ponte para falar com as pessoas sobre os livros delas e o que as leva a lê-los. Use seu conhecimento desses livros para saber o que outros cristãos estão lendo e entender o porquê dessa leitura.

Leia Livros Antigos - Não leia só livros novos. Não tenho como dizer isso melhor do que C.S. Lewis: "É uma boa regra, depois de ler um livro novo, nunca se permitir outro novo até que se leia um antigo entre os dois. Se isso for demais para você, então leia um velho pelo menos a cada três novos. Toda era tem sua própria perspectiva. Esta é especialmente boa para ver certas verdades e especialmente sujeita a cometer certos erros. Nós todos, portanto, precisamos dos livros que corrigirão os erros típicos de nossa própria era. E isso aponta para os livros antigos". Portanto, leia livros antigos, não importando se isso significa os clássicos ou se são simplesmente livros de uma geração ou duas antes da sua. E certifique-se de ler história também, já que não há melhor maneira de entender o hoje, do que entendendo o ontem.

Leia o que seus Heróis Leram – Há dois anos, enquanto eu estava na Shepherds’ Conference, um jovem que estava envolvido no ministério, mas que não tinha tido a oportunidade de freqüentar um seminário, perguntou a John MacArthur o que ele lhe recomendaria para que pudesse continuar a aprender e crescer no seu conhecimento de teologia. A resposta de MacArthur foi simples. Ele disse que esse pastor deveria encontrar homens piedosos que ele admira e ler o que eles leram. Portanto, faça isso! Encontre as pessoas que você admira e leia os livros que mais as transformaram. Compilei uma pequena lista em Discerning Reader. Apesar do conteúdo ser ainda um pouco escasso, espero poder acrescentar mais algumas listas em breve. Mesmo em sua forma atual este pode ser um bom ponto de partida para você.








GRIPE A - SAIBA COMO SE PREVENIR

VEJA COMO DEVE LAVAR AS MÃOS:

Gripe H1N1


A gripe H1N1, ou influenza A, é provocada pelo vírus H1N1 da influenza do tipo A. Ele é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína, que infectaram porcos simultaneamente.O período de incubação varia de 3 a 5 dias. A transmissão pode ocorrer antes de aparecerem os sintomas. Ela se dá pelo contato direto com os animais ou com objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias. Experiências recentes indicam que esse vírus não é tão agressivo quanto se imaginava.Segundo a OMS e o CDC (Center for Deseases Control), um centro de controle de enfermidades, nos Estados Unidos, não há risco de esse vírus ser transmitido através da ingestão de carne de porco, porque ele será eliminado durante o cozimento em temperatura elevada (71º Celsius).

Sintomas


Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes. No entanto, requer cuidados especiais a pessoa que apresentar febre alta, acima de 38º, 39º, de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia.

Diagnóstico


Existem testes laboratoriais rápidos que revelam se a pessoa foi infectada por algum vírus da gripe. No caso do H1N1, como se trata de uma cepa nova, o resultado demora aproximadamente 15 dias. No entanto, nos Estados Unidos, já foram desenvolvidos “kits” para diagnóstico, que aceleram o processo de identificação do H1N1.VacinaA vacina contra a influenza tipo A é feita com o vírus (H1N1) da doença inativo e fracionado. Os efeitos colaterais são insignificantes se comparados com os benefícios quepode trazer na prevenção de uma doença sujeita a complicaçõesgraves em muitos casos.Existe ainda uma vacina com ação trivalente, poisimuniza contra o H1N1e o H3N2 dainfluenza A e contra o da influenza B.É bom lembrar que avacina contra gripe sazonal que está sendo distribuída atualmente no Brasil foi preparada a partir de uma seleção de subtipos de vírus que representavam ameaça antes de aparecer o H1N1, uma variante nova de vírus influenza tipo A.

Tratamento


É de extrema importância evitar a automedicação. O uso dos remédios sem orientação médica pode facilitar o aparecimento de cepas resistentes à medicação Os princípios ativos fosfato de oseltamivir e zanamivir, presentes em alguns antigripais (Tamiflu e Relenza) e já utilizados no tratamento da gripe aviária, têm-se mostrado eficazes contra o vírus H1N1, especialmente se ministrados nas primeiras 48 horas, que se seguem ao aparecimento dos sintomas.

Recomendações


Para proteger-se contra a infecção ou evitar a transmissão do vírus, o Center Deseases Control (CDC) recomenda:


* Lavar frequentemente as mãos com bastante água e sabão ou desinfetá-las com produtos à base de álcool;


* Jogar fora os lenços descartáveis usados para cobrir a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar;


* Evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes;


* Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo;


* Não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal;


* Suspender, na medida do possível, as viagens para os lugares onde haja casos da doença;


* Procurar assistência médica se surgirem sintomas que possam ser confundidos com os da infecção pelo vírus da influenza tipo A.


Disponível em: http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/gripe-h1n1/

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Chegaram as férias!!

Queridos alunos, aproveitem para sair um pouco da rotina, colocar em dia a leitura de alguns dos livros que foram comprando ou ouvir aquele CD que ainda 
não tiveram a oportunidade de apreciar relaxadamente.

A todos os que iniciam hoje as suas férias fica aqui o nosso desejo de 
BOAS FÉRIAS, que vocês possam trazer muitas histórias para contar!!


As férias de julho estão chegando.
É bom ficar em casa, sem nada pra fazer.
Sair, por aí, viajando,
ou brincar pra valer!


Dormir um pouquinho,
depois de almoçar.
Ver um filminho,
pipocas estourar...


As férias de julho
são boas para descansar.
E, quando a saudade apertar,
já está na hora de voltar.



A todos vocês o carinho desta bibliotecária!!

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Feira das Profissões vai divulgar cursos da UEL


Feira das Profissões vai divulgar cursos da Universidade

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) vai promover nos dias 2 e 3 de agosto deste ano, no Museu Histórico de Londrina, a 1ª Feira das Profissões. O objetivo é divulgar os 43 cursos de graduação da Instituição para alunos do 3º ano do Ensino Médio de Londrina e região.
Segundo Sandra Serafim, coordenadora do Programa Profissão Certa da Prograd, os Centros de Estudos vão participar da iniciativa, divulgando as áreas de atuação das profissões, além de tirar dúvidas dos alunos. “Serão nove stands para a divulgação dos cursos ofertados à comunidade”, informa. Os próprios estudantes da graduação serão responsáveis pela recepção aos jovens.
A ideia é também divulgar o Processo Seletivo Vestibular 2013. O evento será realizado em parceria com a Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) e Pró-reitoria de Extensão (Proex).

Disponivel em: http://www.uel.br/com/noticiadigital/index.php?arq=ARQ_jnt&FWS_Ano_Edicao=1&FWS_N_Edicao=1&FWS_Cod_Categoria=15

terça-feira, 19 de junho de 2012



O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).


O processo seletivo do Sisu 2º/2012 selecionará candidatos para ingresso em cursos com vagas no 2º semestre do ano letivo de 2012.


Para se inscrever no Sisu 2º/2012 é preciso ter feito a prova do Enem 2011, com nota diferente de zero na redação. É preciso ter em mãos o número de inscrição e a senha no Enem 2011. Não é possível participar utilizando número de inscrição e senha cadastrados em outras edições do Enem.

18/06 a 22/06 - Período de inscrições


VAGAS PARA LONDRINA

UTFPR - UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

Curso: Alimentos - Grau: Tecnológico - Turno: Noturno - Vagas 40
Curso: Engenharia Ambiental - Grau: Bacharelado - Turno: Integral - Vagas 44
Curso: Engenharia de Materiais - Grau: Bacharelado - Turno: Integral - Vagas 44
Curso: Química - Grau: Licenciatura - Turno: Noturno - Vagas 44

Disponível em: http://sisu.mec.gov.br/


terça-feira, 12 de junho de 2012

terça-feira, 29 de maio de 2012

DIA DO DESAFIO


         O dia do Desafio foi criado no Canadá. Tem por objetivo inserir a atividade física no cotidiano das pessoas a fim de melhorar sua qualidade de vida. Sempre realizado na última quarta-feira de maio, o evento consiste em mobilizar o maior número de participantes em torno da ideia de praticar pelo menos 15 minutos consecutivos de qualquer atividade física ou esportiva.
         No Brasil, o evento é realizado há 16 anos e tem oferecido a oportunidade de mobilização coletiva em torno da atividade física para as pessoas. O convite para participar se estende a todos, envolvendo o poder público, as instituições da sociedade civil, empresas e voluntários.
         No Colégio Nilo Peçanha, alunos, Direção, Equipe Pedagógica, professores e funcionários vão abraçar o quarteirão do colégio. Será uma grande movimentação envolvendo toda a comunidade escolar. 

Participe você também!!